quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A Edição na Macrofotografia

Espero que esta “receita” ajude a obter melhores resultados estéticos na edição das suas macros. Contudo é bom notar que se trata de um procedimento genérico, deve ser entendido portanto como uma espécie de guião para a uma edição básica. Se pretende obter um melhor resultado, procure aprofundar o conhecimento do editor de extração RAW da sua câmara e do editor de imagens como o Photoshop (ou outro que utilize).


1. Faça as suas fotos no formato RAW


2. Utilize o software da sua câmara para abrir o ficheiro RAW

Verifique no site do fabricante da sua câmara se o editor RAW bem como os respetivos CODECs estão atualizados. Se quiser pode utilizar outros editores RAW ou até mesmo o Photoshop com o plugin adequado, mas tenha em mente que o software produzido pelo fabricante da sua câmara é uma garantia de qualidade e compatibilidade que nem sempre é encontrada em soluções alternativas.



3. Proceda aos ajustes básicos
  • Exposição -> equalize os níveis de luz de modo que a “montanha” do histograma esteja centrada no gráfico e que não ultrapasse o limite superior
  • Brilho -> diminua a amplitude tonal para tornar a foto menos baça. Atenção para não escurecer demais as baixas luzes (zonas cinzentas tornarem-se negras) ou clarear fortemente as altas luzes (zonas claras tornarem-se queimadas)
  • Saturação -> ajuste ao seu gosto
  • Sharp -> aplique a dose máxima possível de nitidez (sharp)


4. Transporte o resultado para o Photoshop

Pode ser feito de duas formas:

  • Diretamente -> alguns editores RAW permitem exportar diretamente para o Photoshop, chegando mesmo a abri-lo por si.

  • Indiretamente -> se o seu editor RAW não dispõe de um botão de exportação, então salve o que acabou de editar em RAW para o seu disco no formato TIF/TIFF de 16bit descomprimido. A seguir, abra este ficheiro com o Photoshop.


5. Com a imagem aberta no Photoshop, enquadre corretamente

  • Rotação -> utilize Menu\Image\Image Rotation para rodar/inclinar a foto na posição que pretende.

  • Enquadramento -> utilize a ferramenta “crop” para recortar ao seu gosto.


6. Proceda à limpeza dos ruídos visuais

  • Pontos negros causados pela sujidade no sensor -> utilize as ferramentas “spot healing” e “clone stamp” para eliminar estes pontos. O ideal é dominar o uso destas ferramentas e utilizar uma ou outra conforme dê mais jeito.

  • Manchas e resíduos dispensáveis -> Se a foto não tem pretensões documentais e o que se quer é acima de tudo valorizar a estética, utilize as ferramentas “spot healing” e “clone stamp” para apagar o que é distrativo e irrelevante para a composição escolhida: poeiras, pequenos detritos, pelos soltos, etc. No caso de macros com insetos pode remover dos substratos onde se encontra o tema da foto (folhas, flores, troncos, chão, etc) qualquer elemento que considere antiestético como manchas, fissuras, relevos, sujidade, etc.

  • Fundo com ruídos visuais de contornos -> linhas e formas muito presentes podem ser “borradas” com a ferramenta “blur

  • Fundo com ruídos visuais de reflexos e sombras -> sombras ou brilhos/reflexos de luz, que sejam muito vincados e que representem um ruído visual, podem ser atenuados com as ferramentas “burn” (para escurecer brilhos e reflexos) e "dodge" (para clarear sombras).


6. Ajuste novamente a gama tonal

Apesar de já ter feito no editor RAW o ajuste de exposição através da afinação na gama tonal, a transposição para o Photoshop pode implicar a necessidade de uma nova afinação. Em Menu\Image\Adjustments\Curves ou Levels procure tornar a sua foto “mais brilhante”. Pode fazê-lo diminuindo a amplitude tonal (aproximar os valores extremos para o centro). Atenção para não exagerar de forma a não escurecer demais as baixas luzes (zonas cinzentas tornarem-se negras) ou clarear fortemente as altas luzes (zonas claras tornarem-se queimadas).

Nota: A regulação do brilho do seu monitor impacta diretamente neste procedimento. Se o seu monitor é demasiado brilhante poderá levá-lo a ajustar a foto de forma que outras pessoas considerem-na subexposta. O contrário, ou seja um monitor com pouco brilho, poderá induzi-lo a uma edição excessivamente brilhante. Uma das possíveis soluções é fazer comparações: procure comparar o resultado do seu trabalho ao nível do brilho com os trabalhos de autores mais experientes.




7. Reduza as dimensões da foto para publicar no facebook ou em sites de fotografia

Recomendo que reduza as fotos para dimensões que sejam suficientes para a observação de terceiros e ao mesmo tempo seja um entrave para evitar que a sua foto seja “roubada” (se você tem a foto original em RAW com dimensões maiores e sem crop poderá fazer prova da sua autoria). A redução que sugiro pode ser 800px, 1024px ou 1200px, mas pode obviamente fazê-lo na medida que desejar. Vejamos como:

  • Em Menu\Image\Image Size defina a dimensão que pretende em “Width/Largura” e “Height/Altura”. Na mesma janela, escolha o método “Bicubic Sharper (best for reduction).


8. Aplique se necessário uma dose de sharp

Pondere se o resultado final está perfeito ou se ainda poderá levar uma pequena ou grande dose de sharp:

  • Em Menu\Filter\Sharpen\Smart Sharpen -> faça experiências com estes dois parâmetros: “Amount” e “Radius”. Para uma imagem com 800px ou 1024px comece com valores baixos, por exemplo Amount 20% e Radius 0,3 pixels. Vá aumentando os valores progressivamente até notar que está a ultrapassar o aceitável (não deixe as suas imagens demasiado crispadas, prefira uma textura mais natural).


9. Verifique se a imagem está pronta para salvar em ficheiro JPEG

Em Menu\Image\Mode selecione os modos “RGB Color” e “8 Bits/Channel



10. Salve em ficheiro JPEG

Em Menu\File\Save As escolha o formato "JPEG (*.JPG;*JPEG;*JPE)" e clique em SAVE



11. Quando surgir a janela “JPEG Options” salve com a máxima qualidade

Selecione a máxima qualidade -> Large File




© Paulo Torck - Fevereiro 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário