segunda-feira, 13 de junho de 2011

Difusor para ring-flash

Como muitos sabem, não gosto de ring flash, não só pelos resultados que obtive com o meu como pelo que vejo em termos de resultados de outros fotógrafos. Mas a questão não se resume ao meu gosto, é uma questão de objectivos. Se o pretendido é fazer fotos agradáveis, criativas e interessantes, certamente não será o ring flash a melhor solução.

Não quer dizer com isso que considere o ring flash inútil. Ainda é uma forma rápida, fácil e eficiente para fotos cujo o objectivo é o de apenas documentar um close up. Todavia, o que gosto de fazer vai muito além de "documentar". O ring flash é pouco versátil na luz criativa, por isso está quase sempre na gaveta e raramente sai de casa :-)

Os ring flash mais caros (Canon, Nikon e Sigma) são muito bons, têm controlos de intensidade e velocidades muito sofisticados pelo que só por isso e com a ajuda de alguma luz ambiente como o sol podem resultar em fotos bem feitas e até sem necessidade de difusor.

Mas ainda assim não fazem a difusão como deve ser. Falta-lhes um difusor. E no caso dos ring flash baratuchos (como o meu), onde o controlo de intensidade é básico, a falta de um difusor é tremenda.

Por isso fiz o meu, onde utilizo uma simples capa de DVD e folhas de papel vegetal :-)

Segue abaixo a receita. Espero que as fotos falem por sim. Se tiverem dúvidas de algum passo, comentem.

Da forma como fiz consigo abrir sempre que quero a capa e meter camadas de papel vegetal. Quanto mais camadas, menor luz :-)









Exemplo de foto feita com este difusor:

Sem comentários:

Enviar um comentário